Invista na sua presença virtual

05/08/2010 16:37

:: Caio Camargo ::

Sua loja tem um site? Garanto que você já ouviu essa pergunta inúmeras vezes. Ter um site hoje é tão importante quanto o próprio endereço físico. Um recente estudo, publicado no livro Neoconsumidor, de Marcos Gouvêa de Souza, apontou que 53% dos internautas brasileiros se decepcionam com a marca ou a loja quando não a encontram na internet. Por isso, mesmo que o canal virtual ainda seja fraco comparado às vendas físicas para a maioria das empresas, investir na internet deixou de ser uma opção.

O consumidor está chegando ao ponto de venda muito mais informado. Mais de 74% dos internautas utilizam a internet para pesquisar sobre informações e preços antes de ir de fato às compras. Colhendo informações em sites, blogs e até mesmo fóruns de discussão, hoje é possível encontrar compradores e consumidores muito mais preparados até mesmo do que os vendedores ou gerentes. Chegam à loja sabendo de informações técnicas, características, e até mesmo comparações em relações às diversas marcas e opções no mercado.

Com isso, o papel do vendedor está mudando. Diante de tanta informação disponível, cabe a ele orientar o consumidor se a escolha previamente feita está adequada às suas necessidades, atuando como um verdadeiro consultor.

E ainda tem gente pensando que estar na internet limita-se apenas a ter um site. O site ainda é a principal ferramenta de contato no mundo virtual entre a marca e o cliente/consumidor. Entretanto, se os sites apresentam-se na maioria das vezes frios ou estáticos, os blogs e redes sociais estão cada vez mais em voga, estreitando caminhos entre marca e consumidor, melhorando o relacionamento e, consequentemente, ampliando as chances de conquistar sua preferência.

Apesar de todo o barulho que se faz sobre o assunto, ainda é cedo para dizer ao certo onde as redes sociais vão nos levar. Entretanto, o fato é que, para o bem ou para o mal, nunca foi tão simples divulgar um fato ou notícia sobre uma marca ou produto. E pior: nunca foi tão difícil conter ou monitorar essas informações.

O mais interessante é que, não importa qual rede esteja em voga ou nascendo no mercado, vale a pena – até mesmo pela gratuidade – estar em todas (Twitter, Orkut e Facebook são as mais importantes hoje) para desbravar novos caminhos, e talvez, ser um dos primeiros a enxergar uma nova oportunidade. Uma coisa já é certa no mundo virtual: aproveita mais aquele que chega na frente. E você, onde está?

Caio Camargo é diretor de planejamento estratégico da Fantasy Publicidade & Propaganda